sábado, 21 de abril de 2012

LIÇÃO 04 - Começando a Aula



OBJETIVO: O aluno deverá compreender que a fé em Deus é essencial à missão confiada a Abraão.

REFERÊNCIAS: Gênesis 12; Hebreus 11: 8.

PREPARANDO A LIÇÃO
Para “quebrar o gelo” e proporcionar um clima favorável ao ensino da lição, proponha aos alunos uma atividade dinâmica. Divida a turma em duplas e elabore um percurso com alguns obstáculos. Coloque um tapa-olho em um dos alunos de cada dupla. Pela que o colega fique atrás do que estiver de olhos vendados, orientando-o a seguir corretamente o percurso elaborado, sem esbarrar nos objetos espalhados no caminho e sem perder a direção. Para isso, o adolescente que estiver de olhos vendados terá de “confiar” totalmente na orientação de seu colega. A dupla que tiver melhor desempenho será a vencedora. Depois, explique-os que a lição do dia irá tratar de “fé”. Essa confiança vem através do Espírito Santo, que indica coerentemente o caminho em que devemos andar. Estimule-os a colocarem na prática de seu cotidiano essa virtude.

INTRODUÇÃO
Dos capítulos 1 ao 11 de Gênesis, a Bíblia relata o relacionamento de Deus com sua Criação, principalmente, aos seres humanos. Ela narra também a historicidade de muitos povos primitivos. A partir de Gênesis 12, a Bíblia passa a concentrar sua atenção na história de um homem, chamado Abraão, a partir do qual, foi formado o povo de Israel. Este é o povo através do qual o Senhor realizaria seu propósito de Salvação a todas as nações, Gn 12: 1-3. Deus disse a Abraão, que através dele, todas as nações da Terra seriam abençoadas. O termo usado para designar “famílias” é “mishpachah” no hebraico, que designa pessoas, animais ou coisas que compartilham um parentesco ou semelhança de tipo, que formam uma família ou espécie. Pode se tratar de um relacionamento tão estreito quanto o ambiente familiar ou bem amplo, quanto uma nação. Porém o fato de Deus ter chamado especificamente Abraão para “sair de sua terra e do meio de sua parentela”, de3ixa claro que Deus o separou de sua família idólatra para se tornar o “patriarca da nação de Israel”.

PONTO DE CONTATO
Desde o início do plano de Deus, a Salvação, possui um caráter global. Isso significa que Ele deseja salvar a todos. E, para cumprir os seus intentos, elaborou cada passo minuciosamente. Em cada etapa da história de Israel há um personagem central, através do qual Deus conduziu o seu povo, elegendo-o como líder para demonstrar a todos o seu cuidado para com os israelitas, pois Ele é Deus, e sempre cumpre o que promete. O relato bíblico acerca dos heróis da Bíblia é de grande confiabilidade e honesto, pois a Palavra jamais omitiu as atitudes erradas ou equivocadas dos mesmos, demonstrando que como seres humanos nós sempre somos passiveis de falhas. Somente obedecendo aos mandamentos divinos, o homem poderá realizar a vontade de Deus e cumprir na íntegra os seus propósitos. Quando Abraão, o “pai da fé” foi comissionado por Deus para deixar a sua terra, os seus familiares e dirigir-se a  uma terra desconhecida, seu nome ainda era Abrão. A missão que Deus tinha para a vida de Abraão era torná-lo “pai de uma grande nação”. Porém, essa nação surgiria a partir dele, de acordo com a sua obediência às ordens divinas. Abraão deveria aprender como chegar ao centro da vontade de Deus. Abraão creu no Deus que o comissionava, pois não era “a voz” de divindades já conhecidas por ele, mas a voz de um Deus Todo-Poderoso, e até então, desconhecido por ele. Abraão obedeceu ao chamado do Senhor e tornou-se “amigo de Deus”, Is 41: 8. Os adolescentes precisam entender que a fé é o “firme fundamento das coisas que esperamos”. E, sem fé é impossível agradarmos a Deus, Hb 11: 1, 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Refletir:

"Ao agirmos baseados nos propósitos divinos, não existe possibilidade de fracasso. Em todo tempo, as maiores vitórias do povo de Deus foram conquistadas quando este estava em 'sintonia' com o Mestre!"