sábado, 14 de abril de 2012

LIÇÃO 03 - Roteiro Dinâmico



Em 15.04.2012
De 9hs e 30min ás 10hs e 30min

TITULO: A Ação do Espírito Santo na Evangelização
OBJETIVO: Levar o aluno a conhecer a ação do Espírito Santo na obra missionária.
REFERÊNCIA: Joel 2: 28, 29; Atos 13: 1-4.


Atividade (1): Interpretar os versículos Is 61: 1; Lc 1: 35; Lc 11: 13; Jo 14: 26; At 1: 8; Rm 5: 5.
1 - Quem é o Espírito Santo? / 2 - Qual a sua origem? / 3 - Como Ele age? / 4 - Em favor de quem?

CONCEITUAÇÕES
Espírito Santo – Doador de Poder – Revelador – Regenerador – Advogado – Consolador – 3ª Pessoa da Trindade
A Revelação da Trindade (Não cremos em três deuses e sim em um só Deus. Deus constituiu-se a si mesmo essencialmente UNO, porém manifestamente TRINO. Deus é uma Trindade: O Pai, O Filho e O Espírito Santo. A ação da Trindade revela-se na Bíblia clara e insofismavelmente. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são, pessoalmente, distintos um do outro, e entendem-se perfeitamente entre si, Amam-se, honram-se mutuamente. Contudo, há um só Deus e dizemos não só que cada Um é Deus, mas que Um é o mesmo Deus.)

INTRO
A Presença do Espírito Santo (Instigar, de acordo com a introdução da lição como seria uma igreja sem a presença do Espírito Santo, bem como, a importância desta presença ao longo da história da igreja e da humanidade.)
Os Discípulos (Esclarecer a origem da capacitação dos discípulos de Cristo após a subida de Jesus aos céus de medrosos, incrédulos e desistentes passaram a ser audaciosos, fervorosos e grandes administradores em favor do Reino de Deus)
Atos 1: 8 (2

1. É PRECISO CONHECER A PALAVRA
Não podemos falar sobre o que não conhecemos
A Palavra de Deus é uma ferramenta que o Espírito Santo usa

2. CAPACITADOS PELO ESPÍRITO SANTO
A marca da Igreja Primitiva
Mudanças na vida de Pedro, João, Estevão...
Cheios do Espírito Santo (3)

3. A DEPENDÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO NA EVANGELIZAÇÃO
Espírito Santo como diferencial
A presença que jamais podemos perder

CONCLUINDO
Convencimento e Orientação
Devemos ser capacitados para evangelizar a todos
Atividade: Hinos que lembram o tema da nossa lição. (4)



(1) – Papeis com os versículos destacados são distribuídos na turma e devem ser interpretados pelos alunos. Após a tarefa são levantadas pelo professor as perguntas para a conclusão da tarefa.
(2) – Ilustrar através do Mapa de Israel as distâncias entre Jerusalém, Judéia e Samaria numa ideia em que a evangelização parte de uma perspectiva local e se propaga até os confins da terra. Destacar que antes disso os discípulos tiveram que receber a virtude do Espírito Santo.
(3) – 1 Jarra com a água e 5 Copos ou taças que são colocados em fileira, mas aquele que é capacitado pelo Espírito Santo evolui espiritualmente, então um copo é colocado em cima dos outros quatro formando uma pirâmide, este copo receberá água enquanto o professor explica que a água é o mover do próprio Espírito que transforma, capacita, instrui... quando o copo começa a transbordar de água é que se evidencia esse mover que influencia as outras pessoa através de você, estas recebem dessa água, como os copos que já começam a se encher.
(4) – Os alunos, divididos em grupos, devem colocar numa folha de papel títulos ou trechos de músicas que condizem com a temática abordada na lição. Além de encontrar um reforço para o entendimento nas músicas, terão auxílio para a apresentação da classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Refletir:

"Ao agirmos baseados nos propósitos divinos, não existe possibilidade de fracasso. Em todo tempo, as maiores vitórias do povo de Deus foram conquistadas quando este estava em 'sintonia' com o Mestre!"