sábado, 14 de abril de 2012

LIÇÃO 03 - A Ação do Espírito Santo na Evangelização




M.V. – “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra”, Atos 1: 8.

V.A. – Todo cristão deve ter uma comunhão profunda e íntima com o Espírito Santo.

INTRO
A Bíblia apresenta a poderosa ação do Espírito Santo em diversas situações. No primeiro capítulo do Gênesis, Ele já é mencionado como aquele que “se move sobre as águas”, trazendo luz, reconstruindo, dando sentido e forma ao planeta que estava totalmente desfigurado e caótico, Gn 1: 2. Da mesma forma, imaginemos: Como seria a Igreja, sem a presença real do Espírito Santo? Obviamente, sem vida. Sempre que Deus precisou fazer algo extraordinário na história, o Espírito Santo entrou em ação e capacitou pessoas escolhidas por Deus tanto para anunciar a Palavra, quanto para realizar milagres! Foi assim na vida dos profetas e na vida de todos aqueles que acreditaram nesse poder. A palavra poder e virtude apresentada em Atos 1: 8, vem do termo grego “dunamis” e descreve um poder que jamais havia sido provado e experimentado pelos discípulos e por muitos outros. Antes de provar esse poder e virtude, os discípulos eram pessoas medrosas, incrédulas e desistiam facilmente de seus propósitos pessoais bem como os de Deus. Mas, após receberem o revestimento do Espírito Santo no Dia de Pentecostes, tornaram-se audaciosos, fervorosos e grandes administradores em favor do Reino de Deus. Jesus os orientou a aguardarem a descida do Espírito Santo, Lc 24: 49, antes de iniciarem a missão de pregar o Evangelho em Jerusalém, Judéia, Samaria, a até aos confins da Terra, At 1: 8. Sem a presença real do Espírito Santo, essa tarefa seria inviável!

1. É preciso conhecer a Palavra
2. Capacitados pelo Espírito Santo
3. A dependência do Espírito Santo na Evangelização

CONCLUSÃO
A Palavra de Deus lista dois fatores que são primordiais na obra missionária e que fazem parte do ministério do Espírito Santo: o convencimento, Jo 16: 8-11 e a orientação, Rm 8: 14. Através do convencimento, a pessoa se torna consciente de sua condição de pecador. Então, ao arrepender-se, alcança a Salvação. Em seguida, o Espírito Santo, encarrega-se de orientar a vida do justo em todos os aspectos. Ele é o guia que direciona a vida secular e espiritual do crente, ajudando-o a discernir a vontade de Deus. Somente revestidos pelo poder do Espírito Santo e na total dependência dEle, podemos nos tornar novas criaturas e sermos capacitados à evangelizar a todos.

PONTO FINAL
O Espírito Santo é a 3ª pessoa da Trindade. Ele o próprio Deus habitando em nós. Ele age nas esferas do pensamento, da vontade e das ações. O Espírito Santo procede de Deus e capacita o cristão a evangelizar a todas até o arrebatamento da Igreja.
Portanto, “... enchei-vos do Espírito”, Ef 5: 18!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Refletir:

"Ao agirmos baseados nos propósitos divinos, não existe possibilidade de fracasso. Em todo tempo, as maiores vitórias do povo de Deus foram conquistadas quando este estava em 'sintonia' com o Mestre!"