terça-feira, 3 de abril de 2012

LIÇÃO 01 - Começando a Aula



OBJETIVO: O aluno deverá compreender a importância do cumprimento do “Ide” de Jesus para a Salvação de toda a humanidade.

REFERÊNCIAS: Mateus 28: 19,20; Marcos 16: 15.

PREPARANDO A LIÇÃO
Disponibilize dicionários e inicie a aula solicitando aos alunos verificarem o significado da palavra “missão”. Inicie uma conversa informal com a turma. Explique que todas as pessoas possuem “missões” a desempenhar no sentido literal da palavra como, por exemplo, o trabalho que cada pessoa exerce no seu cotidiano profissional, ou no seu papel social: a missão dos pais, a missão do médico, a missão do carteiro, a missão do professor, do militar, etc. os servos do Senhor como Igreja de Cristo também possuem uma importante missão: EVANGELIZAR. Direcione o raciocínio dos alunos fazendo a eles perguntas básicas: como devem agir cada um desses profissionais em suas atividades?; Qual a finalidade a que se propõem?; Quando e como essas funções são exercidas?; Porquê? As respostas dos alunos deverão contribuir para a compreensão da palavra “missão” e sua aplicação, quando relacionadas ao evangelho.

INTRODUÇÃO
Deus é o criador de todo o Universo. E, com a entrada do pecado no mundo, através de Adão e Eva, o próprio Deus, agindo como o primeiro missionário da História humana, decidiu em Abraão, o “patriarca de Israel”, abençoar todas as nações da Terra enviando Jesus Cristo, o seu Filho, para trazer Salvação à humanidade, Gn 26: 4. Esse fato tinha um motivo maior para ser executado: o amor, Jo 3: 16! E, Jesus, ao morrer na cruz e ressuscitar ao terceiro dia, deu início ao maior movimento de Deus sobre a Terra: a obra missionária – que visa alcançar a todos com as Boas-Novas de Salvação. O Antigo Testamento é uma base indispensável ao atendimento da obra missionária: o Deus do Antigo Testamento que se identifica como Deus de Abraão, Isaque e Jacó, revela a Moisés o seu nome pessoal, Yahweh ou Jeová, que é o Deus do mundo inteiro. E que, como o seu Criado, deseja santificá-lo e aproximá-lo de Si mesmo, pela salvação em Cristo!

PONTO DE CONTATO
O livro de Atos é considerado “O livro das Missões”. O exemplo deixado por Jesus nos Evangelhos, socorrendo pessoas, inclusive estrangeiras, como o centurião romano, a mulher sírio-fenícia, o leproso samaritano, o endemoninhado gadareno, entre outros, demonstrava o desejo de Deus em alcançar não somente os judeus, mas a todos. Sua atitude deveria ter sido suficiente para anular a preconceito no coração dos seus discípulos, que acreditavam que a salvação era somente para os judeus. E que as atitudes do Mestre, somada à ação do Espírito Santo, deveria transformá-los em um exército, disposta a ir sempre avante, anunciando o evangelho, sem fazer distinção de cor, raça ou credo. O Senhor esperava que saíssem ao mundo levando as Boas-Novas de Salvação. Mas, mesmo após “a descida do Espírito Santo”, quando foram revestidos de poder, os discípulos permaneceram em Jerusalém, anunciando a Palavra apenas no local onde viviam. Foi necessário que Deus permitisse que os cristãos sofressem 
“perseguição”, para que, ao fugirem, pudessem cumprir os seus propósitos e obedecerem à sua ordem. Os que fugiram para outras cidades anunciavam a Salvação em Cristo por onde passavam, e as pessoas a recebiam com alegria, At 8: 4-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Refletir:

"Ao agirmos baseados nos propósitos divinos, não existe possibilidade de fracasso. Em todo tempo, as maiores vitórias do povo de Deus foram conquistadas quando este estava em 'sintonia' com o Mestre!"