terça-feira, 30 de agosto de 2011

Anjos



O termo anjo deriva-se da palavra "malak" e aparece 214 vezes no Antigo Testamento e no Novo Testamento é "aggelos" que aparece 188 vezes. Ambas tem o significado de mensageiro, representante, enviado ou embaixador.

A queda do homem tornou necessário o serviço extraordinário dos anjos, e este constitui um importante elemento da revelação especial de Deus, sendo eles intermediários especiais de Deus, comunicando bençãos ao seu povo e executando juízo sobre os seus inimigos.

"Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" - Hebreus 1: 14

O serviço comum dos anjos consiste primeiramente em louvar a Deus dia e noite. A escritura dá a impressão de que eles o fazem audivelmente, como no nascimento de Cristo, ainda que não possamos fazer ideia de como os anjos falam e cantam. Desde a entrada do pecado no mundo, eles são enviados para dar assistência dos herdeiros da salvação.
Eles se regozijam com a conversão de um pecador (Lucas 15: 10)
Exercem protetora vigilância sobre os crentes (Salmos 34: 7)
Estão presentes na igreja (1Coríntios 11: 10)
A bíblia diz que Deus ordenou aos anjos que auxiliassem o seu povo, ou seja, a todos os que foram redimidos pelo poder do sangue de Cristo. Negar esta verdade é negar a própria bíblia.

Os anjos são seres espirituais, mas podem ostentar forma corpórea que pode tocar e ser tocada, bem como comer alimentos sólidos. São seres imortais, tendo existência eterna. São seres extremamente poderosos, sendo dotados de poderes sobrehumanos, pois foram, por Deus, criados superiores aos homens. Todavia os anjos não são onipotentes, oniscientes ou onipresentes. Possuem uma espantosa velocidade, podendo transportar-se dos céus à terra quase que instantaneamente. São dotados de grande inteligência.
Os anjos são seres criados por Deus, e a bíblia não deixa dúvidas que Deus os criou. Eles já existiam antes da criação do mundo e do homem. Eles não recebem adoração e ao homem é proibído adorá-los.

A bíblia emprega certos nomes específicos para indicar diferentes classes de anjos. Os quais aparecem com funções específicas. São Eles:
ANJO - Na visão de Jacó esses ministros estavam subindo e descendo (Gênesis 28: 12). Em muitas passagens onde aparece o "Anjo do Senhor", por unanimidade, se aceita a ideia de que se trata do próprio Cristo.
ARCANJO - Miguel é um exemplo, o qual tem a função de proteger a Israel. (Daniel 12: 7)
QUERUBIM - A escritura menciona repetidamente os querubins. Eles guardam a entrada do paraíso, observam o propiciatório e constituem a carruagem que Deus se serve para descer à Terra. eles foram destinados a revelar o poder, a majestade e a glória de Deus e a defender a santidade de Deus no jardim do Éden, no tabernáculo, no templo e na descida de Deus à terra;
SERAFIM - Estes são mencionados somente em Isaías 6. 2-6. São servidores em torno do trono do Rei celestial, cantam louvores e estão sempre prontos a fazer o que Ele manda. Os serafins podem ser considerados os nobres entre os anjos.

Uma grande lição que aprendemos com os anjos é a maneira como eles servem a Deus: em santidade, submissão, reverência e obediência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Refletir:

"Ao agirmos baseados nos propósitos divinos, não existe possibilidade de fracasso. Em todo tempo, as maiores vitórias do povo de Deus foram conquistadas quando este estava em 'sintonia' com o Mestre!"